segunda-feira, 30 de agosto de 2010

- A comissão de freguesia do PCP na Quinta do Conde saúde a decisão política do PCP de avançar com um candidato próprio às eleições presidenciais (Francisco Lopes) uma vez que nenhum candidato existente defende os direitos dos trabalhadores nem os interesses do país.

- O PCP na Quinta do Conde irá ter no seu Centro de Trabalho entre os dias 20 e 30 de Setembro uma exposição sobre os 100 anos da implementação da República que poderá ser visitada de 2ª a 6ª entre as 18:30 e 22:00.

- Sobre o mesmo tema, a comemoração dos 100 anos da implementação da República, versará a 3ª edição das conversas à mesa que se realizará no dia 25 de Setembro. Um jantar a ser servido pelas 20 horas a que se seguirá um debate sobre a matéria que contará com alguns convidados ainda a definir.

- No dia 10 de Outubro 15 horas, realiza-se um plenário aberto a todos os militantes e simpatizantes com o objectivo de preparar a Assembleia de Organização.

- No dia 24 de Outubro 15 horas, terá lugar a Assembleia de Organização do PCP na Quinta do Conde onde será eleita nova Comissão de Freguesia.

- O PCP na Quinta do Conde informa ainda que nos dias 3,4 e 5 de Setembro a organização participará na Festa do Avante tendo a seu cargo o funcionamento do bar da Medideira, convidando desde já os quintacondenses a participarem no maior evento cultural do país e a nos visitarem.

- O PCP na Quinta do Conde manifesta também a sua solidariedade para com os quintacondenses na sua luta pelo recomeço das obras no Centro Saúde da Quinta do Conde. Nada justifica que passados mais de dez meses sobre a paragem dos trabalhos a obra continue parada. A única justificação que encontramos reside na incompetência dos responsáveis de saúde no nosso país. Gente que é nomeada para cargos por questões políticas (jobs for the boys) apesar de não perceberem nada do que lá andam a fazer. O resultado desta gestão socialista é bem visível no abandono em que se encontram as futuras instalações do Centro de Saúde da Quinta do Conde.

Quinta do Conde 30 de Agosto de 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


No ultimo sábado, dia 21 de Agosto dezenas de quintacondenses participaram numa pintura mural junto às “obras” do futuro Centro de Saúde da Quinta do Conde que se encontram paradas à 10 meses após falência do empreiteiro. Os quintacondenses manifestaram desta forma o seu desagrado pela demora da ARSLVT em entregar a obra ao 2º classificado do concurso que desde Outubro de 2009 se manifestou disponível para assumir as mesmas. Dez meses depois tudo continua na mesma evidenciando a incompetência do Ministério da Saúde.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Festa do Avante

Está ai a festa do AVANTE e as EP estão à venda no centro de trabalho do PCP da Quinta do Conde de Segunda a Sexta-feira das 19h30 às 22h30 pelo preço de 19,50 até dia 2 de Setembro.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

21 Agosto 10:30 Pintura mural junto às “obras” (traseiras do Mercado Municipal) – Participe.
Exigimos Centro de Saúde e Médicos
Pela nossa saúde - Basta de falsas promessas

Após várias tentativas desta Comissão para contactar a Administração Regional de Saúde e perante o silêncio desta entidade apresentou-se nas suas instalações dia 13 de Agosto (10 meses após a paragem da obra) para consultar o processo referente à construção da Unidade de Saúde da Quinta do Conde. Apesar da informação atempada dos nossos intentos (através de carta registada e correio electrónico), na sede da ARS ninguém sabia responder-nos objectivamente. Reunimos mesmo assim com o director da Divisão de Instalações e Equipamentos que informou estar em vias de aprovação pelo Conselho Directivo a minuta do contrato a estabelecer com a empresa classificada em segundo lugar no concurso (Soenvil). Segundo o mesmo técnico este documento será de seguida submetido à consideração do Tribunal de Contas, transmitindo a expectativa de que a obra arranque em Outubro. Da parte da Comissão foi manifestada apreensão pelo prazo indicado, referindo que obras de grande dimensão avançam sem esperar pelo acto administrativo apontado enquanto esta obra de reduzido impacto económico continua e vai continuar parada.
Posteriormente a ARSLVT comunicou o indeferimento do pedido de consulta ao processo, parecer que contraria o da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.
Enquanto isto, na Extensão de Saúde as condições agravaram-se substancialmente em consequência das altas temperaturas que o País tem enfrentado. Consultórios sem ar condicionado nem a possibilidade de o instalar, ou colocar sequer uma ventoinha obrigaram à desmarcação de inúmeras consultas e acrescentaram alguns percalços à saúde dos profissionais. Note-se que o quadro eléctrico do pré-fabricado não comporta mais equipamento e ligar uma ventoinha na Extensão significa agitar as partículas de corticite que consecutivamente caem do tecto. Outro drama dos profissionais prende-se com a imposição de trabalhar sob as cancerígenas placas da cobertura, problema que também é dos utentes, embora em menor escala.
Consequentemente, sábado dia 21 de Agosto às 10:30 esta Comissão de Utentes vai efectuar mais um protesto sob a forma de uma pintura mural junto ao local das obras (traseiras do Mercado Municipal), pelo que apelamos aos quintacondenses para, com a sua presença, manifestar o descontentamento pelo facto de 10 meses após a paragem da obra tudo continuar na mesma. Desde já o nosso agradecimento à pintora Marina Fátima que se tem manifestado solidária com a nossa luta.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Comissão Representativa dos Utentes dos Serviços Públicos de Saúde enviou por carta registada para a ARSLVT no dia 7 de Maio de 2010 um pedido para consultar o processo com o número de referência "Concurso Público n.º 7/1/0125/2007 - Extensão de Saúde da Quinta do Conde / Centro de Saúde de Sesimbra - Construção do novo edifício.

Não tendo obtido qualquer resposta até a presente data avançou com uma queixa junto do Sr. Presidente da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos , para que tal consulta nos seja facultada ao abrigo do artigo 268 da Constituição da República Portuguesa, conjugado com os artigos 61 a 64 do Código de procedimento Administrativo e nos termos da Lei 46/2007, de 24 de Agosto.

Informou a ARSLVT que no dia 13 de Agosto pelas 15 horas (10 meses após a paragem da obra), elementos da Comissão de Utentes de Saúde da Quinta do Conde se iriam apresentar nas instalações da ARSLVT situada na Avª dos Estados Unidos da América 77 em Lisboa afim de consultar o referido processo.

Deliberou realizar no dia 21 de Agosto pelas 10:30, nova concentração no Mercado Municipal da Quinta do Conde (junto às obras). Com a particularidade de nesse dia a pintora local, Marina Fatima ir pintar um mural reividicativo sobre as questões de Saúde. Um novo monumento à hipocrisia do Ministério da Saúde.

A Quinta do Conde tem mais de 30 mil habitantes dos quais cerca de 22 mil não tem médico de família.
Existem 5 médicos de família, 4 em efectividade de funções e um a contrato que dão assistência a cerca de 8400 utentes.
Perante esta situação é incompreensivel, lamentável e vergonhoso o comportamento da ARSLVT que já no ano passado tentou não renovar o contrato com este profissional o que deixaria mais 1800 utentes privados de médico de família. Para impedir tal situação foram recolhidas cerca de mil assinaturas. Este ano, pretendiam de novo, não renovar o contrato deste médico, mais uma vez a população respondeu com a recolha de assinaturas para a manutenção do médico. Recolha essa que foi suspensa após terem sido dadas garantias de que o contrato do médico ia ser renovado. E até foi, mas por três meses. Parem de brincar com a nossa Saúde!
Afinal o que estará por detrás deste comportamento?
Apelamos aos quinta condenses para que retomem a recolha de assinaturas pela renovação do contrato à drª Ana feliz.

Pela Comissão de Utentes de Saúde da Quinta do Conde,
Fernando Patrício


Bem-vindo


Escreva-nos, partilhe as suas ideias para:



quintadocondeparati@gmail.com